Você consegue imaginar a sua vida sem a utilização de recursos tecnológicos? Com certeza você continuará vivendo, mas é inegável que o uso da tecnologia facilita, e muito, as nossas atividades cotidianas. Nesse caso, podemos afirmar que a tecnologia participa de todos os ramos da nossa vida, e, cada dia mais no nosso hábito em adquirir produtos e serviços.
Uma empresa, seja ela de qual ramo for, que no mundo moderno não utiliza recursos tecnológicos, não apenas para vender o seu produto ou serviço, mas também para conhecer o seu público alvo, mapear suas expectativas e melhorar a cada dia com o feedback dos seus clientes, está fadada ao declínio.
Pesquisas online
Eu me recordo que há tempos atrás as empresas aplicavam muitas pesquisas, através de folhetos de papel, para com isso conhecer o perfil dos seus clientes ou potenciais clientes. Isso é uma ferramenta do marketing. Agora imagine que nos tempos atuais, o cliente tem a possibilidade de conhecer sua empresa, adquirir produtos ou serviços e avaliar o seu atendimento, tudo de forma online! Ou seja, você nem precisa mais enviar folhetos para conhecer o perfil do cliente ou saber se ele gostou do atendimento ou produto, pois ele já pode enviar suas impressões de modo virtual. E com isso você passa a ficar conhecendo o cliente e o que ele pode estar interessado a consumir, podendo inclusive surpreendê-lo em campanhas futuras, oferecendo justamente o que você já interpretou que casa com o desejo dele. E a parte melhor; tudo com a incrível participação do ambiente virtual, cada dia mais melhorado pelo avanço da tecnologia.
O marketing digital é incrível
Consegue perceber o quanto o marketing online ou digital é magnífico e um tanto quanto mais responsivo que o tradicional?
Podemos dizer que o que faz o marketing online ser ainda mais incrível que o marketing tradicional é a sua abrangência. Imagine que um consumidor pode ter acesso a produtos e serviços em qualquer lugar do mundo, utilizando, por exemplo, o próprio smartphone. Além desse grande fator diferencial, como eu já citei, o fornecedor pode conhecer o perfil do seu público de forma mais rápida e prática, através do marketing online. Portanto, a agilidade no controle e logística do marketing digital é infinitamente superior ao marketing tradicional.
Custos para implementar o marketing online
Com a ascensão da tecnologia, novas facilidades são disponibilizadas, e com o marketing não seria diferente. Portanto, hoje as pessoas que buscam empreender colocam como premissa para o desenvolvimento do seu negócio a utilização do marketing digital. Quanto aos custos para esse tipo de formato, posso garantir que são menores do que o tradicional e trazem retornos mais rápidos e eu diria, até imediatos, como é o caso da mensuração de cliques em um plano de vendas.
Marketing online, já!
Diante de tantas maravilhas a respeito dessa modalidade de marketing, quem ainda não aderiu e se rendeu às facilidades e praticidades do marketing online, seja como consumidor ou fornecedor, acabará ficando para trás.