Você conhece alguém que utiliza as ferramentas disponibilizadas na internet, mas quando o assunto é divulgação em mídia social essa pessoa diz não confiar ou até mesmo não acreditar no poder de alcance dessa modalidade de marketing? Pois acredite, algumas empresas, indivíduos e pequenos negócios ainda não aderiram ao marketing de mídia social por simplesmente não acreditarem ou desconfiarem deste formato. Vamos tentar entender o porquê dessa desconfiança?
Até bem pouco tempo atrás, divulgar, comprar e vender eram tarefas feitas através de um marketing tradicional, que usava apetrechos do tipo folhetos, chamadas televisivas, divulgação em revistas, rádios. O mundo mudou e a evolução da tecnologia hoje nos permite ter acesso a quase todas as coisas que desejamos, através da internet.
A mídias social
A comunicação não conta mais com barreiras geográficas e atende os desejos de todos. Através dos canais de mídias sociais é possível conhecer novos conteúdos, novas pessoas, facilitando as nossas vidas e, inclusive, gerando negócios.
O marketing
O marketing tradicional sempre foi a ferramenta utilizada por instituições e pessoas que querem divulgar ou alavancar seus produtos, ideias e serviços. Com o advento da internet e a sua evolução, hoje, o marketing tem utilizado muito o ambiente virtual e inclusive contando com o apoio das mídias sociais.
O marketing de mídias sociais
Uma das formas mais efetivas de se mostrar ao seu público alvo, na atualidade, é através do trabalho de marketing de mídias sociais. Essa é uma ferramenta que possibilita que determinada seja mais vista, independente de localização geográfica, gera um maior engajamento e a geração de negócios.
Se o marketing de mídia social é tão bom, por que alguns ainda são céticos em relação a essa modalidade?
Primeiro podemos falar sobre a questão de paradigmas, pois pode existir resistência ao novo oferecido via internet e o apego aos padrões tradicionais de marketing.
Em segundo lugar existe o quesito financeiro, pois muitos imaginam que o retorno não vale o investimento.
Não podemos esquecer que a intenção imediatista pode ser um fator negativo, pois muitos querem iniciar o marketing de mídia social hoje e obter retorno amanhã, e as coisas não funcionam desta forma, pois existe a necessidade do alcance do seu público alvo, do engajamento, da correção de estratégias que podem não estar colando.
Conhecer mais sobre o marketing de mídia social
Vale dizer que um fator negativo muito importante, que leva ao descrédito em relação ao marketing de mídia social é a falta de conhecimento. Portanto, se uma instituição ou pessoa deseja lançar uma marca, produto ou serviço contando com a modalidade de marketing de mídia digital, ele precisa ser bem orientado por um profissional da área, que irá traçar estratégias a partir do conhecimento sobre o seu público algo, delinear que tipo de mídia social poderá gerar resultado e bom engajamento para a sua marca e saber agir de forma rápida quando houver necessidade de mudança de rumo da sua campanha.